O marketing digital é uma boa ideia para qualquer tipo de negócio. Não importa qual seja a empresa, produto ou serviço, existem inúmeros benefícios que podem ser conquistados através do marketing digital.
Embora lidar com aparelhos tecnológicos e inovações seja complicado para algumas pessoas, este é sem dúvida um dos conceitos de vendas mais confiáveis da atualidade, ou seja, as possibilidades são enormes. Os pequenos empreendedores podem abrir uma loja virtual, usar o Instagram como ferramenta ou até se aventurar nos marketplaces.
Para cada setor existem estratégias específicas que podem trazer melhores resultados. Neste artigo explicaremos como deve ser realizado o marketing digital para artesanato.
A importância do Marketing Digital para Artesãos
Grande parte dos consumidores brasileiros já compram pelo celular, por isso é necessário investir em marketing digital para artesãos. Através dele, os seus produtos podem ser vendidos em quantidades muito maiores do que os métodos tradicionais de venda.
As estratégias de publicidade e vendas na mídia on-line são a base do sucesso de qualquer negócio, e o artesanato não é exceção. Para se destacar frente aos seus concorrentes e atingir seus objetivos, vale a pena considerar as seguintes estratégias:
Fazer uma boa divulgação
Artesanatos são produtos que dão aos compradores uma sensação de exclusividade. Para gerar essa sensação em seus potenciais consumidores através da internet, é necessário ter uma boa foto do seu produto. Não tenha medo de investir em cursos e equipamentos de fotografia, isso ajudará a tornar suas fotos mais profissionais.
Marcar presença nas redes sociais
Quem gosta de navegar na internet está presente nas redes sociais. Então é aqui que você deve ir! Porém, é imprescindível utilizar essas plataformas da maneira correta, para que a conexão entre o artesão e o cliente beneficie ambas as partes, sempre com profissionalismo.
Seja ativo nas redes sociais e não se esqueça de monitorar regularmente os resultados dessas interações. Dessa forma, você pode acompanhar de perto o processo e fazer as alterações necessárias para otimizar sua estratégia online.
Ter a sua Loja Virtual
Criar sua própria loja virtual é essencial para aumentar o número de vendas do seu artesanato na Internet, pois melhora a visibilidade da empresa e deixa a marca com uma cara mais profissional. Portanto, não esqueça de pensar no seu logotipo e na sua apresentação visual, pois você precisará de uma identidade.
Utilizar canais de vendas
Além de realizar as vendas através da sua própria loja virtual, você também pode utilizar canais da Internet como Elo 7, Mercado Livre, OLX e outros “hubs” para vender os seus produtos e receber pagamentos online.
Publicar conteúdos
Com boas fotos e usando os canais de venda corretos, é hora de considerar as postagens que o seu público pode gostar. Muitas empresas e empresários erram por usar os perfis apenas para publicar seus produtos. Isso não é atraente e não tem potencial para atrair novos clientes.
A melhor maneira de obter resultados na Internet é fornecendo conteúdo de alta qualidade ao público-alvo. Faça publicações diariamente, intercalando entre conteúdo relevante voltado para o público e seus produtos à venda.
Investir em um blog com geração de conteúdo
Possuir um blog é uma das maneiras mais viáveis de gerar autoridade em seu nicho e construir credibilidade diante do seu público. Neste ambiente que pode ser dentro do seu site ou e-commerce, divulgue seu trabalho e entregue informações relacionadas ao ofício que você pratica. Esses materiais despertam interesse e ajudam os clientes a finalizarem a compra de seus produtos.
Manter um relacionamento ativo com o público
Construa uma relação ativa e humanizada com o seu público, seja nas mídias sociais, no blog ou em estratégias de e-mail marketing. É preciso estar sempre disposto para responder as mensagens, responder perguntas, ouvir sugestões, e até mesmo críticas. A experiência do cliente inclui um bom relacionamento com a marca.
Investir em mídia
Investir em mídia significa pagar ao Google, Facebook e Instagram para veicular seu conteúdo. Sempre que você investe nesses canais, pode escolher o público-alvo que seus anúncios atingirão.
Você terá um alcance maior das suas publicações, chegando à mais pessoas e em um público direcionado, aumentando as chances de se converterem em vendas.
Você produz artesanatos e precisa divulgar melhor seus produtos?
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