- Publicidade -
Grupo WhatsApp

Conheça o que é turismo gastronômico e a sua importância na culinária brasileiro. A cultura gastronômica se funde inevitavelmente com a história e os costumes de um estado. A partir dos costumes da população, formam-se gostos e preferências por determinados sabores e especiarias.

Em algumas regiões, a atividade agrícola dita as regras para a produção de iguarias típicas. Noutros, o clima é o grande responsável pela oferta gastronômica dos bares e restaurantes das cidades.

O principal intuito deste post é mostrar a você como o turismo gastronômico no Brasil está crescendo e o quanto ele é importante. Com tantos gostos, sabores e culinárias diversificadas a mesma vale a pena conhecer e apreciar.

União de comida com muita paixão: isso é a história da gastronomia brasileira

O Brasil é um dos países mais diversos do mundo, principalmente no que diz respeito à culinária. Têm uma riqueza gigantesca de especiarias, carnes, legumes e peixes e constituem as mais diversas cozinhas regionais.

 Uma forma de conhecer um lugar é por meio de tudo o que ele tem a oferecer culturalmente e a comida é certa. Por isso, é uma ótima maneira de conhecer um pouco mais o país através da grande variedade de pratos que oferece.

A seguir falaremos um pouco sobre os pratos que compõem a culinária do Brasil. A culinária brasileira é uma mistura regional de sabores, um pouco de cada região é o que torna o sabor apreciativo e saboroso.

O Brasil possui uma enorme e diversificada riqueza cultural. A gastronomia faz parte dessa diversidade. Fruto de muitas culturas e movimentos culturais

Na nossa cozinha não faltam opções que vão desde deliciosos pratos de peixe a carnes, vegetais, doces e bebidas. Nosso cardápio variado se deve às diferentes interações de diferentes povos que por aqui passaram.

Conheça um pouco melhor da história da gastronomia no Brasil abaixo e como o resultado de diferentes povos se reflete em nosso prato hoje.

Turismo Gastronômico no Brasil
Turismo Gastronômico no Brasil

Você sabia que o turismo Gastronômico No Brasil, veio sob a influência europeia?

Os portugueses que chegaram habituaram-se à comida que durou durante a longa travessia do Atlântico. Nossa gastronomia é muito peculiar em tudo.

Então, eles introduziram os índios nativos com alimentos como bacon, carne seca, cerveja e peixe salgado. Alimentos como batata, tomate, molhos e farinha de trigo vieram anos mais tarde, durante a era colonial portuguesa.

No entanto, eles se tornaram ainda mais populares e presentes em nossas cozinhas por volta da virada do século 20 com a chegada de imigrantes italianos.

Mas não foram só os europeus que deram o seu contributo para a nossa cozinha, porque em troca destas iguarias os europeus ficaram a conhecer alimentos como mandioca, milho, e os vários tipos de peixes, vegetais e frutas que eram cultivados pelos nativos.

A cultura africana apimentou ainda mais a culinária brasileira

Embora tenha sido uma época de grande vergonha e sofrimento para o nosso país, pois o Brasil foi escravista por 400 anos, a escravidão também foi muito importante na formação da cultura e das pessoas.

Coisas famosas e do cotidiano como samba, capoeira e candomblé são alguns dos exemplos da herança africana em nossa cultura, pratos famosos como feijoada e o famoso bobó de camarão é regional da áfrica.

Turismo Gastronômico tem identidade única

A identidade da culinária brasileira ganhou forma quando portugueses, indígenas, africanos e mestiços formaram comunidades urbanas próximas às minas de ouro e tiveram que usar ingredientes daquela região na culinária.

A chegada da família real portuguesa trouxe uma comitiva com mais de 15.000 nobres portugueses para o Brasil, o mercado de importação começou a ferver no nosso país.

Nesse período, iniciou-se uma onda de importação de ingredientes até então desconhecidos em nosso país como molhos, decorações e refinamentos alimentares de terra.

O consumo de sobremesas, vinhos, pães, saladas e frituras em óleo também aumentou.

Assim, ao longo de mais de três séculos, a nossa cozinha desenvolveu-se e apostou nas características que predominavam na cozinha portuguesa, com influências indígenas e africanas.

Foi assim que a cozinha francesa e inglesa começou a influenciar a nossa gastronomia, ainda neste período surgiram salões de confeitaria e gelados, a par dos famosos restaurantes italianos e franceses.

É não parou por aí não, muitas contribuições gastronômicas chegaram

Turismo Gastronômico no Brasil
Turismo Gastronômico no Brasil

Falar sobre a gastronomia brasileira traz muitos assuntos e receitas deliciosas. Não podemos, sem dúvida, negar a influência de outros países como base fundamental do desenho da nossa cozinha hoje.

 A culinária brasileira no entanto se renova a cada dia, ultimamente tem havido uma onda de influências da culinária árabe e oriental, infundindo-se fortemente nos costumes e gostos brasileiros.

Delicias como esfihas, kibes e sushi surgiram como pratos famosos do oriente, tornando-se sucesso aqui no Brasil.

A nossa cozinha, tal como a nossa cultura é mista, uma mistura de sabores e aromas de todo o mundo que, como nós, criamos algo único.

De fato, o Brasil é uma mistura deliciosa de tudo e todos, esses sabores é o que torna a nossa culinária brasileira cada vez mais apaixonante, tudo é misturado ao aconchego e gosto regional. É assim que a nossa cultura gastronômica vai fazendo história pelo mundo.

Grupo WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui