O Instagram acaba de ganhar um novo filtro que promete encantar os moradores e visitantes de Sorriso, Mato Grosso. O filtro ‘Eu Amo Sorriso’, desenvolvido pelo perfil @canaldoturista, é uma forma inovadora de expressar carinho e admiração pela cidade de Sorriso, conhecida como a Capital Nacional do Agronegócio.
Com um design simples, porém cativante, o filtro adiciona um toque especial às suas selfies. Nas lentes dos óculos virtuais, a mensagem “EU ❤️ SORRISO” é exibida, com um coração vermelho substituindo a palavra “amor”. Esse detalhe torna o filtro perfeito para quem deseja compartilhar nas redes sociais o amor que sente por Sorriso.
Para usar o filtro, basta acessar o link abaixo e começar a capturar suas melhores fotos:
O @canaldoturista já é conhecido por seus filtros criativos e engajadores, tendo lançado anteriormente os filtros ‘Eu Amo Sinop’, ‘Eu Amo Mato Grosso’, e ‘Eu Amo Feliz Natal’. Cada um desses filtros tem como objetivo promover e celebrar as belezas e peculiaridades das regiões que representam, e agora Sorriso entra para essa lista com o mais novo lançamento.
BREVE HISTÓRICO
Situado na região central de Mato Grosso, às margens da BR-163, Sorriso está entre as dez maiores cidades do Estado. Sua população, constituída por migrantes de todas as regiões do País, principalmente do Sul e Nordeste, é de 110.635 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2022. Com isso, Sorriso ocupa, em população, a quinta colocação de Mato Grosso, a 20.ª no Centro-Oeste, e 283.ª no país.
A emancipação político-administrativa de Sorriso ocorreu em 1986, mas sua colonização começou na década de 70. Em 26 de dezembro de 1980, a pequena agrovila foi elevada à categoria de distrito, pertencente ao município de Nobres.
Em 20 de março de 1982 foi instalada a Subprefeitura no Distrito de Sorriso, tendo como subprefeito Genoíno Spenassato. Em seguida, assumiram Ignácio Schevinski Netto, Helmuth Seidel e Ildo Antonello.
A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou em 13 de maio de 1986 e o governador Júlio Campos, através da Lei n° 5.002/86, elevou então o Distrito de Sorriso à categoria de Município, desmembrado das cidades de Nobres, Sinop e Paranatinga, com uma área de 10.480 quilômetros quadrados. Devido a alguns desmembramentos, a área atual é de 9.345,76 quilômetros quadrados.
Até 2023, o Município de Sorriso era formado por três distritos: Boa Esperança (distante 140 quilômetros da sede), Caravágio (distante 60 quilômetros da sede) e Primavera (distante 40 quilômetros da sede).
Em 2023, depois de mais de 20 anos, o distrito de Boa Esperança foi emancipado por meio de uma decisão do Supremo Tribunal Federal em 6 de outubro de 2023. Em 2000, o Município de Boa Esperança do Norte chegou a ser criado pela Lei nº 7.264, de 29 de março daquele ano. No entanto, por conta de um mandado de segurança formulado por Nova Ubiratã, o processo foi declarado como inconstitucional e o Município não chegou a ser instalado à época.
A instalação do novo município se dará em 2025, depois do processo eleitoral de 2024.
Com isso, Sorriso passa a ter oficialmente dois distritos: Primavera e Caravágio.